Lifting Facial (Ritidoplastia)

Se você estiver incomodado com sinais de envelhecimento em seu rosto, a cirurgia da face pode ser ideal para você. Tecnicamente conhecida como ritidoplastia, a cirurgia da face é um procedimento cirúrgico para melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço.

Outros procedimentos de rejuvenescimento tipicamente executados juntamente com o lifting de face são o lifting de testa, para corrigir a flacidez ou testa franzida, e cirurgia de pálpebras, para rejuvenescer os olhos.

O facelift só pode ser realizado cirurgicamente; tratamentos não cirúrgicos de rejuvenescimento não proporcionam os mesmos resultados, mas podem ajudar a retardar o momento em que o facelift torna-se adequado, além de complementar os resultados da cirurgia.

Trata sinais de envelhecimento como

• Flacidez no terço médio da face
• Vincos profundos abaixo das pálpebras inferiores
• Vincos profundos ao longo do nariz que se estende ao canto da boca
• Gordura que tenha baixado ou tenha sido deslocada
• Perda de tônus muscular na face inferior, podendo causar papada
• Pele frouxa e excesso de depósitos de gordura sob o queixo e a mandíbula

Tempo de internação

De 12 a 24 horas

Recomendações

Observações

Sendo uma cirurgia reparadora, o facelift não muda sua aparência e não pára o processo de envelhecimento.

Pode levar vários meses para que o inchaço desapareça e até seis meses para que as linhas de incisão fiquem com aparência normal. Proteção solar permanente ajuda a manter a aparência rejuvenescida, minimizando o envelhecimento ou danos do sol. Além disso, um estilo de vida saudável também ajuda a prolongar os resultados obtidos com a cirurgia, dando-lhe aparência rejuvenescida e jovem.

Pré-operatório:

  1. Comparecer ao consultório nas vésperas da cirurgia, para preparação do cabelo (confirmar horário com a enfermaria).
  2. Lavar os cabelos, na véspera da operação com produto próprio para os cabelos.
  3. Obedecer às instruções dadas para a internação.
  4. Comunicar qualquer anormalidade que eventualmente ocorra, quanto ao seu estado geral.
  5. Não fazer maquiagem no dia da internação.
  6. Na eventualidade de internar-se no mesmo dia da operação, vir “em jejum” e não trazer objetos de valor pra o hospital.
  7. Vir acompanhado (a) para se internar.

Pós-operatório:

  1. Evite molhar os curativos do couro cabeludo por 24 horas.
  2. Compressas com água fria sobre os olhos poderão ser úteis para diminuir o tempo de edema e proporcionar certo conforto pós-operatório.
  3. Alimentação livre, a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas ( carnes, leite, ovos ) e vitaminas (frutas).
  4. Usar óculos escuros, quando na claridade e no vento. Em caso de pacienes do sexo feminino, um lenço nos cabelos poderá deixá-la mais à vontade.
  5. Evitar sol, vento e friagem, por 8 dias.
  6. Obedecer à prescrição médica.
  7. Voltar ao consultório para curativo, no dia estipulado.
  8. Consultar seu cirurgião plástico, sempre que necessitar maiores informações quanto à sua evolução pós-operatória.

Procedimentos cirúrgicos

Etapa 1 - Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa e anestesia geral. Seu médico irá recomendar a melhor opção para você.

Vários outros procedimentos podem melhorar, ainda mais, o resultado do facelift, incluindo:

  • Implantes faciais,
  • Aumento de tecido mole para remodelar a estrutura facial,
  • Técnicas de peeling, dermoabrasão ou laser para melhorar a tonalidade e a textura da pele da face,
  • Redução de rugas por preenchimento.

Etapa 2 – Incisão
Dependendo do grau de mudança que você quer, as suas opções de cirurgia de ritidoplastia incluem um lifting tradicional, lifting com incisão limitada ou Iifting de pescoço. Uma incisão de lifting tradicional, muitas vezes, começa no couro cabeludo na região temporal, continua em torno da orelha e termina na parte inferior do couro cabeludo. A gordura pode ser esculpida ou redistribuída na face, na papada e no pescoço. O tecido subjacente é reposicionado, comumente nas camadas mais profundas da face, e os músculos são elevados. Uma segunda incisão, abaixo do queixo, pode ser necessária para melhorar o aspecto de envelhecimento no pescoço. Suturas ou adesivos de pele são usados para fechar as incisões.

Facelift tradicional
Uma alternativa ao facelift tradicional utiliza incisões menores na região temporal, continuando em torno da orelha e, possivelmente, dentro das pálpebras inferiores ou sob o lábio superior. Papada, pele flácida no pescoço e acúmulo de gordura sob o queixo podem ser corrigidos com lifting de pescoço. A incisão de lifting de pescoço começa, muitas vezes, na frente do lóbulo da orelha, passando por trás da orelha, terminando na parte inferior do couro cabeludo.

Etapa 3 – Fechando as incisões
Uma vez cicatrizada, as linhas de incisão do lifting ficam bem escondidas no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e do ouvido.

Etapa 4 – Resultados
Os resultados do facelift aparecem com a diminuição do inchaço e dos hematomas. O resultado final não só restaura a aparência, deixando-a mais jovem e descansada, mas, também, pode ajudar na recuperação da autoestima.
O resultado definitivo é alcançado com 6 meses, pois esse é o tempo que leva para a acicatriz amadurecer.

Esta despretensiosa mensagem foi elaborada com intuito de informá-lo(a) a respeito da CIRURGIA DE FACE.
Através do Site da SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA PLÁSTICA na INTERNET, você poderá obter maiores esclarecimentos, se assim o desejar.